10+ Factos interessantes do mundo da alimentação

MrOferto
A comida e os alimentos em geral são uma coisa bastante comum e quotidiana para nós. Várias vezes por dia comemos diferentes alimentos e parece que sabemos tudo sobre eles, mas na realidade nem sequer imaginamos quantas surpresas incríveis e surpreendentes os alimentos nos reservam.
10+ Factos interessantes do mundo da alimentação
  1. Pizza
    O facto de a piza ter tido origem como uma simples comida de pobre é bastante conhecido, mas já ouviu falar da piza mais cara do mundo? Um restaurante de Nova Iorque tem-na no seu menu e o preço da pizza é de uns impressionantes 2.700 dólares. Os ingredientes da pizza são trufas, caviar preto, queijo envelhecido e tudo é coberto por uma camada de ouro comestível.
  2. Mel
    O mel verdadeiro nunca se estraga. Em 1922, durante a abertura do túmulo de Tutankhamon, foi descoberto um frasco de mel com 3.000 anos. De acordo com análises químicas, o mel estava perfeitamente bom e seguro para consumo.
  3. Pimentos coloridos
    Nas prateleiras da loja, começámos a comprar os chamados pimentos tricolores, ou seja, vermelhos, amarelos e verdes. Se pensou que se tratava de diferentes tipos de pimentos, está enganado. São diferentes estágios de maturação - o verde é o menos maduro, o amarelo é um pouco mais maduro e o vermelho é o pimento totalmente maduro com maior teor de vitamina C.
  4. Bananas
    Estes frutos gordos não são apenas uma iguaria para nós, mas também para os mosquitos. Assim, se comer uma banana, é mais provável que atraia mosquitos para si e evite ser picado.
  5. Palitos de caranguejo
    É provavelmente óbvio para nós que não haverá uma percentagem muito elevada de carne de caranguejo nos palitos de caranguejo, mas a verdadeira surpresa é que, na verdade, não há absolutamente nenhuma carne de caranguejo. São feitos de peixe moído. A sua origem remonta ao Japão, onde os fabricantes queriam tornar a carne de peixe moída mais popular, pelo que começaram a adicionar sal, intensificadores de sabor, a caraterística cor vermelha no topo e chamaram a todo o produto uma vara de caranguejo. O produto ganhou rapidamente popularidade em todo o mundo.
  6. Ovos
    A idade de um ovo pode ser facilmente determinada mergulhando-o num copo de água. Se o ovo for fresco, irá para o fundo. Um ovo mais velho, pelo contrário, flutua à superfície. Quanto mais tempo um ovo estiver guardado, mais ar se acumula nele, pelo que flutuará para cima.
  7. Biscoitos da sorte chineses
    O nome desta massa doce que esconde um pedaço de papel com uma adivinhação é realmente confuso. Embora pretenda ser um produto tradicional chinês, foi de facto inventado na América por imigrantes do Japão.
  8. Batatas
    Escusado será dizer que as batatas só apareceram na Europa no século XVI, mas talvez não da forma que imaginamos. Inicialmente, os europeus não as comiam porque pensavam que eram venenosas. Por isso, muitos cultivavam-nas em vasos em casa como flores ornamentais devido às suas interessantes flores amarelas e brancas.
  9. Crisântemos
    Estas belas flores de diferentes variedades e cores são particularmente populares entre nós para fins decorativos. Na Ásia, porém, têm uma visão bastante diferente. No Japão e na China, um tipo de crisântemo é um prato popular. Na maioria das vezes, são fritos em massa e comidos com aperitivos.
  10. Limão ou morango
    É uma grande surpresa para a maioria de nós o facto de haver quase 2x mais açúcar num limão do que num morango. Mas o sabor doce do limão é superado pelo elevado teor de ácido cítrico.
  11. Corante vermelho
    Provavelmente já comeu alimentos com uma bela cor vermelha profunda - chupa-chupas, rebuçados, pastilhas elásticas ou outros doces. Mas será que iria gostar destas guloseimas se soubesse que o corante vermelho é feito a partir de insectos? Trata-se de um escaravelho chamado verme nopal, originário da América do Sul, razão pela qual o Peru ocupa o primeiro lugar nas exportações de corante vermelho. E, já agora, também é utilizado para dar cor à cola.
  12. Wasabi
    Gosta de saborear sushi fresco com wasabi? Infelizmente, pode ficar desiludido por saber que provavelmente nunca comeu wasabi verdadeiro na sua vida. A grande maioria dos restaurantes de sushi serve rábano tingido e temperado em vez de wasabi. A principal razão para isto é o facto de o verdadeiro wasabi ser extremamente caro e difícil de cultivar, e mesmo a maioria dos restaurantes no Japão não tem dinheiro para o comprar.
  13. Leite de côco
    O leite de coco pode substituir o plasma sanguíneo em casos extremos. Tem o mesmo Ph que o plasma, também é considerado estéril e, portanto, não causa envenenamento do sangue. No entanto, é claro que é melhor evitar esses casos.
7 hábitos financeiros para o ajudar a alcançar a liberdade financeira »